quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Posse e propriedade


Por Sheik Mohammad Abdullah Ansari
                                                         
Durante algum período da minha vida trabalhei vendendo carros. O dono da companhia reciclava fuscas, carros da Volkswagen usados feitos novos, era uma pessoa estranha, imprevisível, até mesmo errática. Um dia dois empregados estavam discutindo sobre quem era o dono de algo, não me lembro exatamente de que coisa, uma ferramenta ou carro, e o chefe me disse: “Não sabem que a propriedade é uma ilusão”. Fiquei surpreso porque esse homem não era nada espiritual, mas o que ele disse foi muito profundo e não foi a primeira ou a última coisa dessa índole que havia falado. Como disse, podemos aprender de qualquer pessoa, a verdade é a verdade não importa de que boca saia – na verdade, quem está falando? Deus sempre está falando conosco e escolhe uma série de formas para fazê-lo.

Há muitos ângulos de entendimento sobre posse e propriedade. Muitas vezes nossas posses nos possuem ao invés de as possuirmos – isso é apego, um obstáculo importante no caminho espiritual reconhecido assim por todas as sendas esotéricas. O desejo, que o Budismo considera a principal causa do sofrimento do ser humano, é uma forma de posse, o desejo como uma extensão da coisa desejada provoca emoções que desencadeiam reações físicas – se você vê algo que deseja (ou qualquer outra emoção – desgosto ou preconceito assim como toda gama de emoções e pensamentos tanto positivos como negativos) essas emoções fazem com que o cérebro envie químicos pelo corpo com efeitos bons ou maus.

Mesmo se por um trabalho em si mesmo, meditação, autovigilância e autocorreção, você se libertar do apego a coisas materiais, isto é, se você já não for “possuído” por suas possessões, você acredita que é o dono das coisas? Quando uma pessoa compra uma casa por meio de uma hipoteca se sente como dona da casa, enquanto, na verdade, o banco que é o dono.  Como também muitas coisas acontecem na vida e tudo muda em um dois por três.  Quem realmente é o dono da casa? Quem é o dono de tudo o que você acredita que é seu?

Devemos entender que nada nem ninguém nos pertence. Temos tudo emprestado de Deus. Quanto mais entendermos isso e torná-lo real em nossas vidas mais livres ficaremos para receber. Receber? Nós fomos feitos para receber e Deus está dando. Não recebemos o que Deus está dando porque estamos cheios, cheios de “posses”, apegos às coisas, desejos de possuir mais coisas e mal-entendidos como a ideia de que possuímos coisas. Quanto mais temos, mais pesados e cheios estamos. Você deve chegar a ver e sentir esse fato, essa realidade “fisicamente”, isto é, que isso não é uma metáfora, são coisas que você pode ver e sentir se continuar trabalhando nas práticas como as formas de meditação e a autovigilância, corrigindo pensamentos errôneos e negativos, bem como evitando emoções negativas. Se não nos cremos nem nos sentimos donos de nada, uma cascata de bênçãos, presentes de Deus, cairá sobre nós. Deus, a Realidade Consciente da existência, está onipresente em todas as coisas, se não o vemos é porque colocamos uma barreira entre Ele e nós. Não devemos acumular, mas tirar, esvaziarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expectativas, decepções e aceitação

Caderno de trabalho sufi Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari Tudo o que vemos, isto é, este mundo material e as coisas que lhe s...