sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Quem somos?


Por Mohammad Abdullah Ansari

Todos os problemas tem sua origem no fato de que não somos um, mas muitos: somos uma legião, dentro de nós há um cabo de guerra entre entidades que fingem sermos nós. Fomos alguma vez integrados e balanceados, no princípio quando Deus nos criou no mundo da criação, o mundo no qual Deus criou toda a humanidade e tudo o que vai acontecer em potencial. Deus nos mandou para este mundo e vida para conhecê-lo, crescermos e desenvolvermos a perfeição que Ele quer de nós – o insan-i-kamil. Todavia, a maioria das pessoas esquecem rapidamente de onde provêm e sua tarefa aqui; alguns poucos sim têm um vislumbre de recordação que lhes impulsiona a buscar a verdade. Esta busca começa com o conhecimento de quem somos e a psicologia real do ser humano, bem como das causas de seu esquecimento e, consequentemente de seus problemas e dificuldades na vida – como disse Jesus: “[...] a verdade vos libertará”.

Pelo esquecimento de seu propósito e missão original neste mundo/vida o homem/a mulher se apaixonou pelo mundo (sua primeira distorção emocional, a da perversão do amor) devido a uma sensação inconsciente da carência inata. Este estado de ser põe em movimento as outras emoções e a inércia toda conta de tudo. Como na física, a energia está sempre vigente – uma coisa em movimento continua em movimento até que se encontra com uma força opositora que a impede ou desvia e tende a aumentar. As emoções crescem e aumentam até chegarem num ponto em que toda a realidade e percepção são distorcidas e a pessoa chega a um estado de irrealidade em que realmente não atua por si mesmo, é só uma máquina que não pode iniciar nenhuma ação própria.

Contudo, sua realidade, nossa realidade, ainda existe, é o nosso núcleo, mas está coberta, escondida, obscurecida por uma ilusão, uma imagem de ser, o ego, uma personalidade falsa criada pelo “medo original”, a sensação inconsciente da separação e proteção de Deus, a verdadeira Realidade da Existência. O ego toma o lugar de Deus, de uma forma falsa, se faz Deus e perpetua atos contínuos de “mecanismos de defesa” em defesa de si mesmo, do próprio ego, uma ilusão criada, e assim o indivíduo vive uma espécie de sonho.

Nosso trabalho é tirar tudo o que nos separa de nossa realidade, o ser real, a conexão com a guia e o conhecimento da Divindade. O primeiro passo é conhecer o inimigo, temos que conhecê-lo primeiro para então eliminá-lo.

Nossos pensamentos e reações emocionais criam nosso mundo pessoal que pode ser, pelo menos em parte, uma fantasia, uma ilusão. Para vermos a realidade devemos questionar cada pensamento, emoção e analisar sua origem. Primeiramente dedemos adquirir consciência da presença das emoções negativas que todos temos dentro [de nós]. Medo, raiva, inveja, avareza, arrogância, orgulho e mais, todos temos características (pelo menos) dessas emoções – inclusive as pessoas muito avançadas espiritualmente têm pitadas [traços] de emoções negativas, que integram o corpo, e por isso não podemos baixar a guarda. Cada situação ativa emoções e pensamentos. Devemos estar alertas, observando a qualidade das emoções e pensamentos, só assim poderemos nos esquivar do ego e chegar ao núcleo essencial do ser, nossa Realidade, a conexão divina.

Um comentário:

Expectativas, decepções e aceitação

Caderno de trabalho sufi Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari Tudo o que vemos, isto é, este mundo material e as coisas que lhe s...