quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Quem Somos? (Apresentação)

Bem-Vindos
À Tariqa Sufi Islâmica Qadiri-Rifai Ansariyya Internacional


Você se encontra em nosso blog por uma de muitas razões. Pode ser que esteja buscando um Sheik, uma Tariqa Sufi e/ou direção espiritual, ou queira saber o que é o Sufismo ou o que é o Islã? Talvez somente tenha curiosidade ou estava “navegando” pela rede e uma coisa conduz a outra e você está aqui. 

Bem, inshallah (se Deus quiser) você encontrará dentro das varias seções deste blog algo que lhe beneficiará e que seja de seu interesse ou causa. 

Este é um blog amável, depois de vasculhar as diferentes seções, se você tiver qualquer dúvida, poderá escrever ao Sheik para obter esclarecimentos. Aqui não há perguntas tontas nem segredos.

Uma explicação breve de quem nós somos

A Tariqa Sufi Islâmica Qadiri-Rifai Ansariyya é uma ordem sufi fundada por califas dos grandes mestres sufis Abdul Qadir al-Yilani e Ahmad ar-Rifai.

O grande sheik (mestre) da ordem atual é Sheik Taner Ansari da Turquia que agora vive nos EUA. Ele escolheu e ensinou califas que dirigem os ramos da ordem em várias partes do mundo – na África, Europa, Ásia, Austrália, no Oriente Médio e na América Latina.

Seu califa ou representante na América Latina é Sheik Mohammad Abdullah Ansari que vive em Celaya, no Estado de Guanajuato, no México e é quem você pode contatar através deste blog.

A história da Tariqa, assim como as biografias dos sheiks acima mencionados se encontram, na seção de artigos. 

Três Maneiras para você se associar com a Tariqa Sufi Qadiri Rifai Ansariyya:

1.  O Sheik Mohammad Abdullah envia seus escritos para um grupo de pessoas regularmente. Exemplos de alguns destes se encontram neste blog. Você pode pedir para ser parte deste grupo e gastar seu tempo estudando e pensando sobre a óptica sufi islâmica. Escreva para: mojamadabdula@gmail.com 

2.  Você pode receber os escritos acima mencionados e pedir esclarecimentos do Sheik, assim como participar de reuniões físicas e cibernéticas planejadas no futuro. Escreva para: mojamadabdula@gmail.com

3.  Tornar-se sufi.  Escreva ao Sheik para receber mais detalhes. Escreva para: mojamadabdula@yahoo.com.mx

Nossa Missão

Bismillah ar Rahman ar Rahim.

A missão primordial da Tariqa Qadiri Rifai Ansariyya é estar disponível para guiar aos Buscadores de Allah. Procuramos a aproximação com Deus neste mundo e no Outro. Treinamo-nos a nós mesmos através do serviço aos necessitados menos afortunados que nós. Como sufis, seguimos o Alcorão, os ensinamentos do Profeta Muhammad (s.a.w.s.), o exemplo dele e de seus seguidores. Reconhecemos as bênçãos da mensagem de Allah em todas as formas, particularmente da linhagem de Abraham
Seguimos a senda de quatro partes do Profeta Muhammad (s.a.w.s.): Xaria, Tariqa, Marifa e Haqqiqa.
 Xaria é a lei– as regras do tratado entre Allah e a humanidade. 
Tariqa é a senda – a maneira de aproximar-se a Allah
Marifa é o conhecimento direto – quando Allah traz seu servo para mais perto. 
Haqqiqa é a experiência da Realidade Divina. O treinamento desta senda inclui estudo intelectual, exercício físico, oração, contemplação, meditação, serviço, caridade e recordação. 
Nossas práticas mais importantes são tratar de entender o Alcorão e pôr esse entendimento em prática; comparar nossas ações com as do Profeta (s.a.w.s.) e tratar de melhorar nossas ações com a ajuda de Allah
A Tariqa Qadiri Rifai Ansariyya não tem nenhuma afiliação política. Não somos Sunitas, Xiitas nem Wahaba. Todos são bem-vindos em nosso meio se vem em paz.

O que Fazemos 

A senda de Qadiri Rifai Ansariyya é um caminho de serviço. Cada murid tenta desempenhar cada ação só por Deus. Esta disciplina é apoiada por práticas da Tariqa. Para cada estudante é dado um conjunto de práticas designadas especificamente para ele ou ela. 
Algumas dessas práticas são gerais, como as que são fundamentais no Islã. O murid trata de realizar as orações rituais do Islã (o salat) com uma disciplina consciente ao invés de automática. 
Outras práticas podem ser individuais ou grupais como o Movimento Sagrado e o zikr, a cerimônia de recordação de Allah
O Movimento Sagrado são exercícios em que o estudante aprende a prática da presença plena, ajudando-o a permanecer “desperto” em cada momento. O Movimento Sagrado (também chamado Movimento consciente, praticado e ensinado pelo Sheik Mohammad Abdullah como Ioga Sufi) conduz à saúde integral e ajuda a tranquilizar o nafs/ego e a natureza mecânica prevalente do ser humano. 
Outras práticas são específicas ao individuo. O Sheik designa a recitação de certos Nomes de Allah para trabalhar em certas áreas do nafs do estudante. A prática de cada estudante será diferente dos demais, segundo suas próprias necessidades. Cada prática evolui com o passar do tempo e desenvolve ao estudante. 
Os membros da Tariqa Qadiri Rifai Ansariyya levam a sério sua responsabilidade como califas ou representantes de Allah na terra. Os membros se envolvem em trabalhos de caridade e serviço da forma prescrita.

4 comentários:

  1. Muitíssimo bom. Gostei muito do Blog

    ResponderExcluir
  2. Existe alguma halka Qadiri na cidade do Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  3. Gratidão ao Mestre Mohammad por seu exemplo de Luz, e suas sábias palavras que nos confortam, orientam e guiam para perto da face de Allah o Sublime.

    ResponderExcluir
  4. Minha mais sincera Gratidão ao Sidi Sheyk Mohammad, por seus ensinamentos que me são muito Úteis na vida e indispensáveis no Caminho. Obrigado.

    ResponderExcluir

Expectativas, decepções e aceitação

Caderno de trabalho sufi Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari Tudo o que vemos, isto é, este mundo material e as coisas que lhe s...