quinta-feira, 2 de novembro de 2017

O Nafs

Por Sheik Mohammad Abdullah Ansari


O ser humano é um laboratório andante elaborado com o propósito de observar e compreender a Allah, que o criou levantando-lhe do mais baixo ao mais alto, da matéria mais rude à essência mais fina.

O homem é, ao mesmo tempo, um corpo finito e um ser capaz de manifestar todos os Nomes Formosos de Allah. Sua natureza animal composta por funções corporais e desejos egoístas, é conhecida como o nafs.

O nafs está ligado ao mundo material e se encontra, portanto, restringido pela temporalidade de toda a criação. A perspectiva da qual o nafs percebe a realidade é ele mesmo.

Este aspecto - sempre centrado em si mesmo - do ser humano, é parte da tríade que o descreve mais completamente. Simplificando, o nafs pode ser concebido como o homem exterior; o ruh como ou homem interior; e o aql, as faculdades de discriminação racional e tomada de decisões, como a ponte entre ambos.

A motivação básica do nafs é a sobrevivência, a preservação de si mesmo. O instinto inerente de sobreviver e reproduzir-se colore seu comportamento.

Desprovido de sabedoria, o nafs tende a conduzir-se de uma forma reativa, já que o conhecimento superior se encontra fora de sua órbita. Todavia, o fato de que o ser humano possui os outros elementos da tríade, introduz um fator moral em como percebemos e somos julgados por Deus.

Existem alguns atos que os animais realizam em seu habitat natural que se fossem realizados de maneira idêntica por um ser humano seriam considerados errôneos, ou, no mínimo, falta de delicadeza.

Um animal pode acasalar no meio da rua, mas para o ser humano esse ato seria considerado indecente.

Uma matilha (substantivo coletivo de cachorros) pode lançar-se para rasgar freneticamente o cadáver de sua presa, mas eles não são acusados por isso de avareza ou de egoísmo. O mesmo comportamento mandaria o homem para a cadeia ou para um manicômio.

Apesar de ter uma natureza animal, o homem se diferencia dos animais e é considerado um ser mais elevado que eles devido a sua capacidade racional e espiritual, mesmo que suas ações com demasiada frequência não reflitam esta capacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expectativas, decepções e aceitação

Caderno de trabalho sufi Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari Tudo o que vemos, isto é, este mundo material e as coisas que lhe s...