quinta-feira, 2 de novembro de 2017

História da Tariqa Qadiri Rifai Ansariyyana

A história da Ordem Qadiri Rifa’i

Os Pais Espirituais da Ordem Qadiri Rifa’i

Tekke de Ayni Ali Baba com murids sufis

A linhagem da Ordem Qadiri Rifai se desenvolveu através de vários santos sufis. Os primeiros são Abdul Qadir al-Yilani e Ahmad ar-Rifai. Estes dois mestres eram primos e viveram na área de Bagdá aproximadamente mil anos atrás. Cada um deles fundou uma escola de Sufismo para atender as necessidades de diferentes classes de buscadores espirituais.

Cada escola evoluiu independentemente até o século dezenove quando outros dois santos, Muhammad Ansari, um mestre de alta categoria da Ordem Rifai, e Abdullah Hashimi, da Ordem Qadiri, foram guiados a juntar os ensinamentos e práticas das duas Tariqas (ordens) para formar uma nova escola relevante ao mundo moderno.

A Tariqa tem vínculos fortes com as tariqas Naqshbandi, Bektashi, Mevlevi e Chisti. O Murshid atual de nossa Tariqa, Sheik Taner Ansari, está conectado a essas linhagens através de laços de família e instruído pelo seu Sheik, recebeu treinamento de Sheiks dessas Tariqas.

O Sheik Muhyiddin Ansari, o Sheik do Murshid Taner Ansari, iniciou a fase atual da Tariqa.

A escola existe hoje com sua sede nos EUA, porém com grupos e membros de todo o mundo, é conhecida como “A Tariqa dos Ansaris” (A senda dos ajudantes). Seu foco é o servir a Allah por serviço a toda a humanidade.

Há centenas de anos atrás, Sheik Ayn’i Ali Baba, um rifai, fundou um Tekke (lugar para realizar práticas espirituais sufis) em Kasimpasha, agora parte de Istambul. Mas, ao chegar o ano 1910 o edifício estava em ruínas por falta de uso.

Sheik Muhammad Ansari, que nasceu em Bagdá, mudou-se para Erzincan na parte nordeste da Turquia nos primeiros anos de 1900. Foi descendente de Abdul Qadir al-Yilani e Ahmad ar-Rifai e foi Sheik da Tariqa Rifai. Ele continuou seu treinamento com o Sheik Abdullah Hashimi, um sheik da Tariqa Qadiri e trabalhou com ele por muitos anos. O Sheik Abdullah Hashimi mandou o Sheik Muhammad Ansari a Istambul para estabelecer a Tariqa Rifai ali e reviver o Tekke Ayn’i Ali Baba.

Algum tempo depois de chegar a Istambul, o Sheik Muhammad Ansari encontrou um soldado ferido mortalmente. Através de sua linhagem, tinha o poder de curar e curou o soldado. Ao escutar a respeito da cura milagrosa, o Sultão Abdul Hamid, que também era um sufi, quis honrar e recompensar o Sheik. O Sultão perguntou o que Sheik Muhammad Ansari queria como recompensa. O Sheik disse que queria permissão para reconstruir Ayní Ali Baba e estabelecer um centro sufi ali. Com o aval do Sultão o Sheik e sua esposa renovaram o Tekke com suas próprias mãos.

O Sheik Muhammad Ansari foi líder da Tariqa Qadiri Rifai ali até sua morte em 1915. Seu filho, Muhyiddin Ansari, que nasceu em Erzincan, seguiu o seu pai como murshid da Tariqa e foi o qubt de seu tempo. Sheik Muhyiddin Ansari treinou 56 califas e milhões de dervixes em todas as partes da Turquia, Alemanha e em ex-Iugoslávia. Um de seus califas é o Sheik Jemali, o Sheik de Bósnia. Em 1978 Sheik Muhyiddin Ansari morreu e deixo o tasarruf (o poder executivo) da Tariqa para o Sheik Nureddin Ozal.

Sob a direção do Sheik Nureddin Ozal o centro sufi da Tariqa continuou sendo uma luz para os buscadores da verdade. Sua devoção ao seu Sheik, durante e depois de sua presença física, serve como exemplo de como os murids devem tratar aos seus sheiks. Enquanto treinava dez califas ele servia a todos com humildade e amor.

Sheik Nureddin Ozal morreu em maio de 1993 e deixou o tasarruf da ordem para o Sheik Taner Ansari. Sob a direção do Sheik Taner e de seu Sheik Muhyiddin Ansari, a nova Tariqa de Qadiri Rifai foi fundada. Agora conhecida como a Tariqa Ansari de Qadiri Rifai e dirigida nos EUA. Existem membros em todas as partes do mundo. O Tekke de Ayn’i Ali Baba, todavia funciona e serve aos sufis na Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expectativas, decepções e aceitação

Caderno de trabalho sufi Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari Tudo o que vemos, isto é, este mundo material e as coisas que lhe s...