quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Criados de uma única Alma - Parte 2


Por Mohammad Abdullah Ansari

“E Ele é quem vos criou a partir de uma única Alma, uns constantes em sua fé e outros inconstantes.”
(Alcorão Sagrado 6:98)

Tudo brotou de uma única semente, uma faísca do próprio Deus, isto é, da Energia Divina. Essa semente se dividiu e gerou toda a humanidade, todos nós somos de uma [única] família, irmãos e irmãs.

“[...] Estamos mais perto dele do que a sua artéria jugular.” 
(Alcorão Sagrado 50:16)

Rassulallah (o Profeta do Islã) disse:

“Tenha compaixão com todas as pessoas na Terra e assim Deus terá compaixão contigo.”

“Deus é compassivo e gosta de compaixão – Ele da às pessoas compassivas o que não da às pessoas inflexíveis.”

“Neste planeta há inumeráveis seres vivos, mas muito poucos sabem colocar-se no lugar dos demais. Esta prática pode ser muito difícil, mas é extremamente valiosa. Se você a realizar, lhe ajudará a solucionar todos seus problemas. Mudar desta forma sua atitude transformará qualquer infelicidade que você encontrar no caminho aprazível à libertação.” 
(Lama T. Yeshe)

É claro que isso de nos colocarmos no lugar dos outros é filosofia popular, muitos refrãos se referem a isso, mas ainda que quase todas as pessoas sensatas concordem com isso, quantas pessoas colocam em prática? Não muitas. Provavelmente porque não entendem a ciência dela e também é difícil fazê-lo por um tempo prolongado.

De um ângulo prático, físico, material, dirigir a mente em direção a trabalhos específicos abre ou expande nosso conhecimento da realidade. Deixando o cérebro livre ele cai preso de todo tipo de influências exteriores e interiores, assim como emoções egocêntricas. Controlar e dirigir o cérebro e os pensamentos cria uma dualidade, seu ser real vendo e controlando a parte semirreal, material, mundana. Quanto mais ficarmos neste estado, mais conseguiremos a guia divina que passa através do coração e da mente real.

Como o Alcorão diz e falamos na primeira parte desta série, todos somos criados de uma única alma, todos somos partes de uma única realidade, todos estamos conectados. Sentir a realidade deste fato é um requisito para entender o mundo, o universo e nos conectarmos com Deus.

Todo mundo está sofrendo seu inferno particular, geralmente sem saber, inconscientemente, e isso provoca suas atitudes e conduta. Ainda que pareça o contrário, as pessoas, inclusive os maus, não sabem o que estão fazendo, não querem causar dano. Devido ao controle do ego ou personalidade falsa, inclusive as boas pessoas estão fora de controle pessoal, estão sujeitas a influências alheias.

Sentir a situação, as atitudes e sofrimento de outras pessoas cria uma conexão, nos torna maiores e, ainda que pareça uma contradição, reduz nosso sofrimento – amamos a Deus, à Consciência Universal, por meio de Sua criação e [Ele] nos ama através de Sua criação. Continuaremos, inshallah.

Um comentário:

  1. Precioso mestre.Seus ensinamentos não são exotéricos, mas são esotéricos. As palavras são de um verdadeiro iniciado.

    ResponderExcluir

Expectativas, decepções e aceitação

Caderno de trabalho sufi Por Mestre Mohammad Abdullah Ansari Tudo o que vemos, isto é, este mundo material e as coisas que lhe s...